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quinta-feira, 31 de maio de 2012

EU SEM VOCÊ


Eu tô carente desse teu abraço
Desse teu amor que me deixa leve
Eu tô carente desses olhos negros

Desse teu sorriso branco feito neve
Eu tô carente desse olhar que mata
Dessa boca quente revirando tudo
Tô com saudade dessa cara linda
Me pedindo fica só mais um segundo
Tô feito mato desejando a chuva
Madrugada fria esperando o sol
Tô tão carente feito um prisioneiro
Vivo um pesadelo, beijo sem paixão
Tô com vontade de enfrentar o mundo
Ser pra sempre o guia do seu coração
Sou a metade de um amor que vibra
Numa poesia em forma de canção

Sem você
Sou caçador sem caça
Sem você
A solidão me abraça
Sem você
Sou menos que a metade
Sou incapacidade de viver por mim
Sem você

Eu sem você


(Paula Fernandes)

domingo, 27 de maio de 2012


"Ama e faz o que quiseres...
Se calares, calarás com amor;
se gritares, gritarás com amor;
se corrigires, corrigirás com amor;
se perdoares, perdoarás com amor.
Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos".
Santo Agostinho

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os Pinguins


Lembrar de vc é ter alegria, é ver em meu rosto o sorriso que outrora não existia;
É saber que a luz dos meus caminhos se propaga com sua presença em minha vida;
É ter uma saudade constante, mesmo com 1 minuto depois de ter estado em seus braços;
É saber, mesmo sem perceber, que meu corpo, meu desejo e meus ais já te pertence;
Seria radical demais, talvez, seu eu dissesse "Eu te amo", mas digo com toda convicção que Estou te adorando demais e que agora penso em você, desejo você e quero você, assim como a história dos pinguins, assim casados pra sempre felizes...
Sabe quando você tá sentindo que aquela pessoa te completa e que o abraço dela é tudo que você quer naquele momento, que o beijo é emocionalmente incrível?
Que o toque dela é como se fosse sua primeira vez a ser tocado?
Que o corpo treme e sua ao sentir o afago da atração carnal?
Que qualquer música tocada torna-se linda, que qualquer lugar é perfeito, que todos os momentos vividos tornam-se inesquecíveis?
E que os planos vem sem a gente dar conta dos limites propagados e que sonhos também realizam-se?
Pois é... meu sonho de tanto ter querido e de tantas vezes sonhado
realizou-se você, em minh vida!

(Gilvan Lourenço - Em 18/05/2012, às 18h07)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Amor de Pinguins....


Teus beijossss
Loucos... perfeito.
Teu cheiro... fascinante.
Teu abraço... forte.
Teu olhar... me deixa louco.
Tuas curvas, partes intimas... convidativo.
Você... tô descobrindo.
Você... tô gostando.
Você... tô adorando.
Nós dois... tá bom demais..............


(GiL - 15/05/2012)

domingo, 13 de maio de 2012

DICAS DE REDAÇÃO


• Após o título de uma redação não coloque ponto.
• Ao terminar o texto, não coloque qualquer coisa escrita ou riscos de qualquer natureza.
Detalhe: não precisa autografar no final também, e ainda assim será uma obra-prima.
• Prefira usar palavras de língua portuguesa a estrangeirismos.
• Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.
• Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar. Faça somente uma breve
menção. Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema
(Ex.: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa) - compreendese
..., percebe-se ...
• Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator,
tópico, índice, item etc.
• A emoção não pode perpassar nem mesmo num adjetivo empregado no texto. Atenção à
imparcialidade.
• Evite o uso de etc. ,de reticências e jamais abrevie palavras.
• Não analisar assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da questão.
• Não repita palavras ou expressões. Use sinônimos.
• Só use exemplos que sejam de domínio público, portanto apenas aqueles que tenham saído
na mídia: jornais, revistas, ...
• Evite estrangeirismos. Por outro lado, se for necessário, use aspas para palavras latinas,
americanas ...
( condição "sine qua non" = essencial).
• Ao separar as sílabas, não deixe apenas uma vogal, iniciando ou terminando, uma linha.
Também não termine a sílaba, mesmo que correta, deixando, em cima ou embaixo, um
cacófato.
• Em cada parágrafo, procure elaborar de dois a três períodos. Não faça períodos longos nem
curtos.
• Para atribuir coesão a seu texto, utilize de vários elementos de referenciação como:
pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, assim como apostos,
hiperônimos (palavras de idéias gerais – "instrumentos", "ferramentas", (...), hipônimos
(palavras de idéias restritas – "violão", "martelo", ...), perífrases ("a Cidade Maravilhosa"
para substituir, por exemplo, "Rio de Janeiro"), antonomásias ("Poeta dos Escravos" =
Castro Alves) entre outros artifícios lingüísticos.

AULA DO DIA 12 DE MAIO NO CURSO DE PORTUGUÊS, CESAC - PE.

ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO


• INTRODUÇÃO

É o primeiro parágrafo, deve ser breve e apresentar apenas informações
sucintas sobre o tema abordado. Deve ter no máximo quatro linhas.

Pode-se iniciar a introdução com:
- uma afirmação;
- uma ou mais perguntas;
- uma retrospectiva histórica (falando sobre dados passados) ;
- dados estatísticos (desde que verídicos e atuais);
- uma narração.

TIPOS DE INTRODUÇÃO
ROTEIRO

O tema deverá estar presente na introdução.
suponhamos o tema:

A questão do menor no Brasil

Uma possível introdução seria:
Para se analisar a questão da violência contra o menor no Brasil é essencial que se discutam suas causas e suas conseqüências.
0 principal defeito em uma redação que utiliza este tipo de introdução é seguir outro roteiro que não seja o nela citado.

HIPÓTESE

A introdução traz o ponto de vista a ser defendido, a tese que se pretende provar durante o desenvolvimento A questão da violência contra o menor tem origem na miséria - a principal
responsável pela desagregação familiar.
0 principal risco desse tipo de introdução é não ser capaz de realmente comprovar a tese apresentada.

PERGUNTAS

Esta introdução constitui-se de uma série de perguntas sobre o tema.
Exemplo:

É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social
enquanto existir tanta violência contra o menor?
O principal problema é não responder, ou responder de forma ineficaz, às vezes não se
consegue atrair suficientemente a atenção do leitor.

HISTÓRICA

Esta introdução traça um rápido panorama histórico da questão, servindo muitas vezes de contraponto ao presente.
Às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares
não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé continuam não sendo.
Deve-se escolher fatos históricos conhecidos e significativos para o desenvolvimento que se pretende dar ao texto.

COMPARARÃO - POR SEMELHANÇA OU OPOSIÇÃO

Procura-se neste tipo de introdução mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opõem – a outros.
É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra - países desenvolvidos – nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.
É bastante importante que a comparação seja adequada e sirva a algum propósito bem
claro - no caso, mostrar o subdesenvolvimento brasileiro na questão do menor.

DAFINIÇÃO

Parte da definição do significado do tema, ou de uma parte dele.
Menor: o mais pequeno, de segundo plano, inferior, aquele que não atingiu a
maioridade. O uso da palavra “menor” para se referir às crianças no Brasil já demonstra como
são tratadas: em segundo plano.
A escolha da definição mais adequada dependerá do ponto de vista a ser defendido.

CONTESTAÇÃO

Contesta uma idéia ou uma citação conhecida.
O Brasil é o país do futuro. A criança é o futuro do país. Ora, se a criança no Brasil passa fome, é submetida às mais diversas formas de violência física, não tem escola, nem saúde, como pode ser esse o país do futuro? Ou será que a criança não é o futuro do país?
Esse tipo de introdução pode ser bastante atraente, uma vez que desfazer clichês atrai mais a
atenção do que usá-los.

• DESENVOLVIMENTO
Deve ser constituído de, no mínimo, dois parágrafos. É a parte da redação em
que os argumentos são abordados. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo
distinto.
• Exemplos de expressões utilizadas em parágrafos de desenvolvimento:

EXEMPLOS DE EXPRESSÕES UTILIZADAS EM PARÁGRAFOS DE
DESENVOLVIMENTO:

• Confronto
"É possível que... no entanto..."
"É certo que... entretanto..."
"É provável que ... porém..."

• Divisão de idéias
"Em primeiro lugar ...; em segundo ...; por último ..."
"Por um lado ...; por outro ..."
"Primeiramente, ...; em seguida, ...; finalmente, ..."

• Enumeração
“É preciso considerar que ..."
"Também não devemos esquecer que ..."
"Não podemos deixar de lembrar que..."

• Uso de citações
"Segundo ..."
"Conforme ..."
"De acordo com o que afirma ..."

• Reafirmação
"Compreende-se então que ..."
"É bom acrescentar ainda que ..".
"É interessante reiterar ..."

• Exemplificação
"A fim de comprovar o que foi dito, ..."
"Para exemplificar, ..."
"Exemplo disso é ..."

• Oposição de idéias
"Por outro lado, ..."
"Em contrapartida, ..."
"Ao contrário do que se pensa, ..."
"Em compensação, ..."

• Atenção a algumas expressões que podem ser utilizadas em seu texto:
"Para tanto, ..."
"Para isso, ..."
"Além disso, ..."
"Se é assim, ..."
"Na verdade, ..."
"É fundamental que ..."
"Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."
“Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."

CONCLUSÃO

• Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último
parágrafo do desenvolvimento.
• Na conclusão, procure fazer sugestões, citações e uma síntese geral, objetiva do
assunto.
• Nunca apresente informações novas; se ainda há argumentos a serem discutidos, não
inicie a conclusão.

• Pode-se utilizar expressões iniciais do tipo:
- "Assim,..."
- "Portanto,..."
- "Mediante os fatos expostos,..."
- "Dessa forma, ..."
- "Diante do que foi dito ..."
- "Em suma, ..."
- "Em vista disso, pode-se concluir que ..."
- "Finalmente, ..."
- "Nesse sentido, ..."

Pode-se fazer na conclusão uma:
- sugestão
- advertência
- afirmação

COMO ELABORAR UMA BOA DISSERTAÇÃO

1. Ler atentamente o tema.
2. Reler o tema.
3. Interpretar o tema denotativamente:
4. Interpretar, se necessário, conotativamente o tema
5. Delimitar a idéia apresentada pelo tema
6. Decidir qual será o objetivo final de seu texto, ou seja, qual será a conclusão a que se
quer chegar.
7. Refletir sobre os argumentos para chegar à conclusão escolhida.
8. Elaborar a dissertação.

A primeira providência é perguntar ao tema por quê?
Escolha duas ou três respostas, que serão utilizadas como argumentos no desenvolvimento.
Por exemplo:"As cidades modernas estão tornando-se desumanas."
Por quê?

1. Tem ocorrido o inchaço populacional.
2. O trânsito torna-se a cada dia mais violento.
3. A poluição prejudica a saúde do homem.

INTRODUÇÃO:

TEMA: "As cidades modernas estão tornando-se desumanas."
Para elaborar a introdução, pode-se reescrever o tema, reestruturando-o sintaticamente.
Para isso, utilize suas próprias palavras e apresente os três argumentos das respostas.
Por exemplo:

"Viver bem nas cidades modernas, a cada dia que passa, torna-se mais difícil, pois o número
de habitantes tem aumentado exageradamente, a violência no trânsito tem se tornado
incontrolável e os índices de poluição crescem cotidianamente, o que leva as metrópoles a
serem consideradas desumanas."

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento da redação é a apresentação dos argumentos,
cada um em um parágrafo diferente, utilizando elementos concretos, exemplos sólidos, que
sejam importantes para a sociedade de um modo geral.
No primeiro parágrafo do desenvolvimento da redação citada, argumenta-se sobre as causas e as conseqüências do inchaço populacional, exemplificando.
No segundo parágrafo, discute-se acerca do trânsito, que está cada dia mais caótico e violento.
No terceiro parágrafo, apresenta-se a poluição como elemento importante na discussão sobre a
desumanização das cidades modernas.

CONCLUSÃO

Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último
parágrafo do desenvolvimento. Tente buscar uma solução. A ela deve seguir-se uma
reafirmação do tema e um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.
Por exemplo:
"É imprescindível que todos os cidadãos se conscientizem de que cada um deve
tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o
trânsito e lutando por moradia decente para todos. Só assim se conseguirá viver
humanamente nas cidades modernas."
Quando fizer o planejamento, antes de começar a redação, pergunte-se A que conclusão
quero chegar com os argumentos que apresentarei?

Relação entre causa e conseqüência
Tema

Constatamos que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se
deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.
Para encontrarmos uma causa, perguntamos:
Por quê? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte
fato:

CAUSA:

A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem
no campo.
No sentido de encontrar uma conseqüência para o problema enfocado no tema acima,
cabe a seguinte pergunta:
O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:

CONSEQÜÊNCIA

As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes
condições de subsistência e de trabalho.

Tema: A maior parte da classe política não goza de muito prestígio e confiabilidade por
parte da população.

Causa: A maioria dos parlamentares preocupa-se muito mais com a discussão dos
mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da população.

Conseqüência: Os grandes problemas que afligem o povo brasileiro deixam de ser
convenientemente discutidos.

EXERCÍCIOS:

Apresentaremos alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma
conseqüência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado acima:

1 Tema: As linhas de ônibus que percorrem os bairros das grandes metrópoles não têm
demonstrado muita eficiência no atendimento a seus usuários.
Causa:
Conseqüência:

TEMA: A convivência familiar está muito difícil.
Causa:
Conseqüência:

As doenças infecto-contagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da
população.
Causa:
Conseqüências:

Proposta de redação

A TV brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor mais um
eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a televisão é um modo de vida.

Tema: A TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA.

Tema proposto: Nenhum homem é uma ilha.

Primeiro, entender o tema.
Ilha = solidão, isolamento.

1. Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?

2. Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou
discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte):
Essa resposta é o seu ponto de vista.

3. Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão
para justificar sua posição:

Aí estará o seu argumento principal.

4. Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a
fundamentar sua posição.

Estes serão argumentos auxiliares.

5. Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este
fato-exemplo pode ser um fato da vida política, econômica, social ou um fato histórico. O
fato-exemplo, geralmente, dá força e clareza à nossa argumentação.

6. A partir desses elementos, procure juntá-los num texto,
que é o rascunho de sua redação.

Por enquanto, você pode agrupá-los na seqüência que foi sugerida.

Os passos:

1) interrogar o tema;
2) responder, com a opinião;
3) apresentar argumento básico;
4) apresentar argumentos auxiliares;
5) apresentar fato- exemplo;
6) concluir.
Como ficaria o esquema:

Os passos: O Esquema

1) interrogar o tema; 1º parágrafo: a tese
responder, com a opinião
2) apresentar argumento básico 2º parágrafo: argumento
3) apresentar argumentos auxiliares 3º parágrafo: argumento
4) apresentar fato- exemplo 4º parágrafo: fato-exemplo
5) concluir 5º parágrafo: conclusão

EXEMPLO DE REDAÇÃO COM ESSE ESQUEMA:

Tema: Como encarar a questão do erro
Título: Buscar o sucesso

Tese: 1º§ O homem nunca pôde conhecer acertos sem lidar com seus erros.
Argumentação
2º§ O erro pressupõe a falta de conhecimento ou experiência, a deficiência de
sintonia entre o que se propõe a fazer e os meios para a realização do ato. Deriva-se de
inúmeras causas, que incluem tanto a falta de informação, como a inabilidade em lidar
com elas.
3º§ Já acertar, obter sucesso, constitui-se na exata coordenação entre
informação e execução de qualquer atividade. É o alinhamento preciso entre o que fazer e
como fazer, sendo esses dois pontos indispensáveis e inseparáveis.
4º§ Fato-exemplo - Como atingir o acerto? A experiência é fundamental e, na
maior das vezes, é alicerçada em erros anteriores, que ensinarão os caminhos para que
cada experiência ruim não mais ocorra. Assim, um jovem que presta seu primeiro
vestibular e fracassa pode, a partir do erro, descobrir seus pontos falhos e, aos poucos,
aliar seus conhecimentos à capacidade de enfrentar uma situação de nova prova e pressão.
Esse mesmo jovem, no mercado de trabalho, poderá estar envolvido em situações
semelhantes: seus momentos de fracasso estimularão sua criatividade e maior empenho, o
que fatalmente levará a posteriores acertos fundamentais em seu trabalho.
Conclusão
5º§ Assim, o aparecimento dos erros nos atos humanos é inevitável. Porém, é
preciso, acima de tudo, saber lidar com eles, conscientizar-se de cada ato falho e tomá-lo
como desafio, nunca se conformando, sempre buscando a superação e o sucesso. Antes do
alcance da luz, será sempre preciso percorrer o túnel.
(Redação de aluno.)

PARÁGRAFOS

• São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se em margem especial, maior do que a
margem normal do texto. Concentram sempre uma idéia-núcleo relacionada
diretamente ao tema da redação.
• Não há moldes rígidos para a construção de um parágrafo. O ideal é que em cada
parágrafo haja dois ou três períodos, usando pontos continuativos (na mesma linha)
intermediários.
• A divisão em parágrafos é indicativa de que o leitor encontrará, em cada um deles, um
tópico do que o autor pretende transmitir. Essa delimitação deve estar esquematizada
desde antes do rascunho, no momento do planejamento estrutural, assim a redação
apresentará mais coerência.

OBERVAÇÃO DE MAIS UM ESQUEMA DE DISSERTAÇÃO

A introdução, o desenvolvimento e a conclusão podem vir representados pelas letras a, b e c,
respectivamente:
na letra a, você deverá colocar a tese que vai defender;
na letra b, palavras que resumam os argumentos que você apresentará para sustentar a tese;
na letra c, uma palavra que represente a conclusão a ser dada.

Tema: A pena de morte: contra ou a favor?

a) contra, não resolve.
b) 1. direito à vida - religião

2. outros países - EUA
3. erro judiciário
4. classes baixas
5. tradição.
c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
Feito o esquema, é segui-lo passo a passo, transformando as palavras em frases, dando forma
à redação.
• Na introdução você se declararia contrário à pena de morte porque ela não
resolve o problema do crescente aumento da criminalidade no país.
• No desenvolvimento, você utilizaria os argumentos de que todas as pessoas
têm direito à vida, consagrado pelas religiões; de que nos países em que ela existe,
citando os Estados Unidos como exemplo, não fez baixar a criminalidade; de que
sempre é possível haver um erro judicial que leve a matar um inocente; de que, no caso
brasileiro, ela seria aplicada somente às classes mais baixas, que não podem pagar
bons advogados; e, finalmente, de que a tradição jurídica brasileira consagra o direito
à vida e repudia a pena de morte.
• Como conclusão, retomaria a tese insistindo na ineficácia desse tipo de pena e
indicando outras soluções para resolver o problema da criminalidade, como a
erradicação da miséria.
Delimitação do tema
• televisão - a violência na televisão / a televisão e a opinião pública
• a vida nas grandes cidades - a vida social dos jovens nas grandes cidades / os
problemas das grandes cidades
• preconceitos - preconceitos raciais / causas do preconceito racial
• progresso - vantagens e desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução
humana

AULA DO DIA 12 DE MAIO NO CRSO DE PORTUGUÊS, CESAC - PE.

T É C N I C A S D E D I S S E R T A Ç Ã O


1)
TEMA E TÍTULO
São duas coisas distintas.
Vejamos a diferença:
q Tema
– é o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a idéia geral que será
defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento
abstrato, isto é, tê-lo em mente, mas nunca transcrevê-lo como parte da
dissertação. Ex.
1. “A importância do respeito entre as pessoas como condição para a vida
em sociedade.”
2. “Devemos fazer bem-feito todas as coisas para termos prazer em viver.”
3. “A burocracia na administração pública é um obstáculo a mais no
processo de organização da sociedade.”

q Título
– é uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação.
Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. O uso de maiúsculas no
início de cada palavra do título (com exceção de conjunções, artigos,
preposições) é facultativo, a menos que sejam nomes próprios. Uma sugestão: dar
título à redação somente quando for obrigatório e, mesmo assim, depois de
escrita.
Por ex.:
1.
“O Oficial da Marinha do
Brasil”
2.
“A participação do Brasil no
Mercosul”
3.
“Nem tudo o que reluz é
ouro.”

2)
PARTES DA REDAÇÃO
Uma redação dissertativa deve conter três partes: introdução,
desenvolvimento e conclusão.

2.1)
INTRODUÇÃO
A introdução é a informação do assunto sobre
o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa
ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes a serem desenvolvidos. Na introdução o autor
deixa bem clara a sua tese acerca do tema/título. Essa tese deverá servir de
base a todos os parágrafos seguintes e também à conclusão. Uma boa dica seria
selecionar os tópicos a serem abordados e só então fazer a introdução. Vejamos,
a seguir, algumas maneiras de se elaborar a introdução:

a)
Trajetória histórica
É fazer uma analogia entre elementos do passado e do presente. Já que
uma analogia será apresentada, então os elementos devem ser similares; deve
haver semelhança entre os argumentos apresentados, ou seja, só usaremos a
trajetória histórica quando houver um fato no passado que esteja relacionado
com o momento presente.
Quando utilizar a trajetória histórica na introdução, deve-se usar um
parágrafo para cada elemento histórico. Não se recomenda o uso de vários
elementos de épocas diferentes em um só parágrafo nem vários parágrafos
abordando um mesmo elemento histórico. A trajetória histórica dá credibilidade
à redação, mas só deve ser usada se houver fundamentação. Por exemplo: o título
é “A
diplomacia na América do Sul”.

“ Desde
a época das grandes navegações, quando Colombo aportou na América do Sul, os
povos nativos desse continente já se mostravam aguerridos e dispostos a lutar
por seus ideais. Analisando algumas revoltas ocorridas neste território pode-se
compreender o momento atual por que passa o continente americano. Começando
pela Revolta Praieira...em que.... Canudos também mostrou...”

b)
Comparação social,
geográfica e histórica
É apresentar uma analogia entre elementos, porém, sem buscar no passado
a argumentação. É comparar dois países, dois fatos, duas personagens, enfim,
comparar dois elementos para comprovar o tema/título.
Lembre-se de que se trata da introdução, portanto, a comparação será
apenas apresentada, deixando para discutir cada elemento no desenvolvimento,
sendo um parágrafo para cada elemento. Por ex.:
O título é “O preconceito racial”.

“ O
preconceito, seja de que tipo for, é uma atitude muito presente na humanidade.
Entretanto, isto não é um comportamento exclusivo de algumas regiões. Países de
todos os continentes têm seus modelos de preconceito. Os Estados Unidos têm uma
população negra muito discriminada; a França tem vivido momentos de tensão
motivados por preconceitos raciais; a crise histórica do Oriente Médio é
originada por questões raciais . Tal postura, apesar de ser comum, deve ser
repudiada, pois não há mais espaço no mundo moderno para esse tipo de
comportamento social. Cada um pode fazer a diferença...”

c)
Conceituando ou definindo
uma idéia ou situação
Em alguns temas/títulos de dissertação surgem
palavras-chave de extrema importância para a argumentação. Nesses casos,
pode-se iniciar a redação com a definição de alguma dessas palavras para, no
desenvolvimento, trabalhar com exemplos de comprovação.
Por ex. “Preconceito é todo comportamento que
adotamos diante de situações que divergem das nossas convicçõe sobre algum
assunto.”

d)
Contestando uma idéia ou
citação, contradizendo, em partes
Quando o tema/título apresenta uma idéia com a qual não se concorda
inteiramente, pode-se trabalhar com este método. Argumenta-se que a idéia do
tema/título é verdadeira, mas que existem controvérsias. Afirma-se que o
tema/título é polêmico, havendo elementos que o comprovam e elementos que
discordam dele, igualmente.
Não esquecer de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a
introdução, isto é, estar em harmonia com ela. Cada comprovação deve estar
contida em um parágrafo.
Exemplo 1:
O tema é “A intencionalidade da Coroa Portuguesa de tornar o
Brasil livre e a chegada da Família Real, em 1808, favoreceram o processo de
independencia de nosso País”.

“Lendo atentamente e criticamente a
história do Brasil, pode-se verificar que
Portugal não tinha a intenção de torná-lo livre. Essa versão, tal qual
nos foi contada nos livros tradicionais de história, cujos autores eram menos críticos
e reflexivos, impede que a verdade
histórica do nosso País seja conhecida. Entretanto, pode-se afirmar que a vinda
da Corte Portuguesa para o Brasil influenciou muito a nossa libertação.”

Exemplo 2:
O tema é “A necessidade das
Forças Armadas para um País soberano é incontestável”.

“É notória a
importância das Forças Armadas no cenário político internacional, no entanto,
elas têm sua importância, não apenas para os países soberanos, mas até
para aqueles em formação, tais como a
Namíbia, o Timor Leste, a Palestina,
entre outros.”

e)
Refutando o tema,
contradizendo-o totalmente
Refutar significa contestar alguma proposição
ou afirmativa. É escrever, na introdução, o contrário do que foi apresentado
pelo tema ou título. Deve-se tomar muito cuidado ao usar este método, pois se
estará negando a idéia apresentada. Portanto, argumentos convincentes,
coerentes e bem fundamentados serão imprescindíveis. O ideal é iniciar a
introdução por uma frase do tipo:
q “Ao contrário do que se acredita...”.

f)
Elaborando uma série de
interrogações
Pode-se iniciar a introdução com uma série de
perguntas. Porém, tome cuidado! As perguntas devem levar a reflexões sobre o
tema/título e não a respostas genéricas sem sentido. Tais perguntas deverão ser
respondidas no desenvolvimento, sendo um parágrafo para cada uma. Portanto, use
este método quando souber as respostas. Portanto, é melhor escolher
primeiramente os tópicos que serão utilizados e depois elaborar as perguntas
sobre eles. Por ex.
q “O que a sociedade espera de um presidente? Quais os valores mais
importantes da sociedade brasileira? No sistema presidencialista o mandatário
tem toda autonomia para governar? Quais as necessidades mais urgentes do povo
brasileiro? Em apenas quatro anos é possível realizar muitos projetos de
governo?”


g)
Transformando a introdução
em uma pergunta
Faz-se o que foi indicado no item anterior,
mas limitando-se a uma pergunta apenas.
q “O que a sociedade espera de um presidente?”
q “Solidão é estar distante fisicamente de outras pessoas?”
q “O dinheiro é tudo na vida?
q “Pode-se comprar qualquer coisa com dinheiro?”
q “Por que uma nação precisa de navios de guerra?”
q “A paz seria a ausência de guerra?”

h)
Elaborando uma enumeração de
informações
Quando se tem certeza de que as informações são verídicas, podem-se
usá-las na introdução e, depois, discuti-las, uma a uma, no desenvolvimento.
Por ex.

“Não podemos
esquecer do que representou o Patrono da Marinha para a história de nosso País.
Tamandaré foi um grande homem brasileiro. Seu legado foi de civismo, lealdade e
cumprimento do dever. Todo brasileiro deveria espelhar-se nele. O Brasil
procura homens do quilate de Tamandaré.”

i)
Caracterizando espaços ou
aspectos
Pode-se iniciar a introdução com uma
descrição de lugares ou de épocas, ou ainda com uma narração de fatos. Sendo
narração ou descrição, deve ser curta, pois a intenção é tornar a redação
interessante. Cuidado para não transformar a dissertação em descrição ou
narração. Por ex.

“Na época em
que travou-se a Batalha Naval de Riachuelo, em 1865, o Brasil era uma monarquia
e a agricultura cafeeira era a base da sua economia. Os grandes fazendeiros
faziam dos escravos sua força de trabalho. Muitos grupos populares manifestavam
aspirações de tornar o Brasil uma república, enquanto outros buscavam findar a
exploração dos homens negros. Havia pessoas interessadas no crescimento e
desenvolvimento do Brasil como uma nação forte e cada vez mais independente. A
Guerra do paraguai tornou-se, assim, tão importante para o futuro do País, como
pôde-se comprovar posteriormente”.

j)
Resumo do que será
apresentado no desenvolvimento (mais comum)
Nesse caso, é necessário planejar
cuidadosamente a redação toda antes de começá-la, pois, na introdução, serão
apresentados os tópicos da redação. Deve-se evitar mais de três tópicos para
que você possa argumentar adequadamente sobre cada um. Por ex. “A importância da água para os seres vivos”.

“É comum
ouvir-se falar a respeito da importância da água para os seres vivos.
Entretanto, nem todos conhecem os processos de tratamento da substância mais
preciosa à saúde humana. Desde o momento em que ela nasce, nos locais mais
difíceis das montanhas ou grutas, passando pelas centrais de tratamento e
depuração, até chegar nas torneiras de nossas residências, a água passa por
mecanismos diversos que muitos não imaginam, mas cujo conhecimento seria
relevante para todo cidadão”.

k)
Paráfrase
Consiste em escrever o tema ou título, usando
nossas próprias palavras. Não confundir com sinônimos, pois demonstra falta de
criatividade. O melhor é reestruturar o tema/título utilizando palavras
diferentes. Nossa paráfrase deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada
como tema/título. Por exemplo:
O tema é:
“A internet influencia a vida das pessoas devido à velocidade de
conexão com que liga as regiões mais distantes do planeta, fazendo do mundo
cibernético um mundo alternativo.”

Utilizando a paráfrase, poderiamos ter:

“O mundo
moderno trouxe consigo uma verdadeira revolução tecnológica que transformou a
vida das pessoas, tornando-as mais próximas num mundo virtual, mesmo estando
separadas por quilômetros de distância no mundo real. Este fato fato dá maior
flexibilidade à vida das pessoas, pois cria um novo espaço de relacionamentos,
chamado mundo cibernético.”

2.1.2)
Frases-modelo para o início da introdução
É bom lembrar que a maneira mais adequada de
iniciar uma introdução dependerá do tema/título e do aspecto escolhido pelo
autor da redação. Nenhuma frase-modelo substitui a criatividade e originalidade
daquele que escreve. Entretanto, algumas frases podem ajudar ou inspirar na
elaboração da introdução. Ei-las:
1) “É de
conhecimento geral que ...”

2) “Todos sabem
que, em nosso país, há tempos, observa-se...”
Neste caso, observe a noção de tempo (há tempos ) e lugar (em nosso
país).

3) “Cogita-se,
com muita freqüência, a...”

4) “Muito se tem
discutido acerca de ...”

5) “O (A) ... é
de fundamental importância para ...”

6) “É
indiscutível que...” / “É inegável a...”

7) “Não raro,
toma-se conhecimento, por meio de ...”

8) “Apesar de
muitos acreditarem que ...”

9) “Pode-se
afirmar que, em razão de ...”

10) “Ao analisar
o (a, os, as)..., é possível entender ...., pois ....”

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma familia perfeita


Faço parte da vida daqueles que tem amigos,
pois ter amigos é ser Feliz.

Faço parte da vida daqueles que vivem
cercados por pessoas como você, pois
viver assim é ser Feliz!


Faço parte da vida daqueles que acreditam
que ontem é passado, amanhã é

futuro e hoje é uma dádiva,
por isso chamado presente.

Faço parte da vida daqueles que
acreditam na força do amor, que acreditam
que para uma história bonita não há ponto final.

Eu sou casada sabiam?
Sou casada com o Tempo.

Ah! O meu marido é lindo!

Ele é responsável pela resolução
de todos os problemas.

Ele reconstrói corações, ele cura machucados,
ele vence a Tristeza...

Juntos, eu e o Tempo tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria, e o Amor.

A Amizade é a filha mais velha.
Uma menina linda,sincera, alegre.

A Amizade brilha como o sol.

A Amizade une pessoas,
pretende nunca ferir, sempre consolar.

A do meio é a Sabedoria, culta,
íntegra, sempre foi mais apegada ao Pai, o

Tempo.

A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos!

O caçula é o Amor.

Ah! Como esse me dá trabalho!

É teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...

Eu vivo dizendo:

Amor, você foi feito para morar
em dois corações, não em apenas um.

O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!

Quando ele começa a fazer estragos
eu chamo logo o seu pai , o Tempo, e aí o

Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!

Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:

Tudo no final sempre dá certo.
Se ainda não deu é porque não chegou o final

Por isso, acredite sempre na minha família.

Acredite no Tempo, na Amizade,
na Sabedoria e, principalmente no Amor.

Aí, com certeza, um dia, eu, a Felicidade,
baterei à tua porta!!!

Tenha Tempo para os Sonhos.

Eles conduzem sua carruagem para as Estrelas.

Tenha um ótimo dia !!!

E não esqueça...

Sorria!!!